sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Acróstico - Explicações do autor dos posts

Nas minhas postagens, tem algumas com o nome de acróstico. O interessante é que todo mundo sabe que um acróstico é um conjunto de versos que formam um nome próprio, uma frase,  uma palavra, até. Meus acrósticos assim, não o são, como podem ver e constatar. Fui ao site http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ZTclDgIOly4J:www.pensador.info/fazer_um_acrostico/+acrostico&cd=12&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br e descobri, e aprendi, pois é um local na web muito instrutivo, "Fazer um Acrostico" 

Jussara (acróstico)

Julgamento ao meu respeito
Ultimamente até me ensina
Sentimentos incompreendidos
Sigo nessa sina:
Argumentos;
Rótulos;
Aflições...

Jussara Alves

Encontrei lindos acrósticos neste site, vale a pena conferir . No entanto, comecei a escrever poesias aos quinze anos, apaixonado perdidamente, e entendi que, seria ótimo fazer um acróstico homenageando a pessoa que eu amava, mas, tímido e inseguro ( mal dos poetas), eu teria de fazer uma coisa única e subentendida, mas que pelo menos, ficasse bonitinha, e tentei, vi que num acróstico normal é dificil não se quebrar o entendimento dos versos, e fiz:

Fremente nasce a aurora 
Fadada a cobrir de cores 
A intimidade das flores 
A noite que vai-e embora 

E entristecida a lua chora
Princesa de mil amores
Irá partir e em suas dores
Etc etc etc

Vá a postagem completa para ler o resto do nome de uma professora de escola de paciência.
Como podem ver, meus acrósticos são sempre na terceira letra dos versos e quase sempre, sonetos, isto me ajuda a manter a beleza dos versos, impedir a quebra das complementação das frases e o jeito único de fazer. Na época, como não tinha um nome melhor a dar para esta maneira de escrever, ficou como acróstico mesmo.
Grato pela compreensão. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário