quinta-feira, 8 de julho de 2010

Prefeitura inaugura Clínicas da Família em Santa Cruz e Paciência


 
SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
Prefeitura inaugura Clínicas da Família em Santa Cruz e Paciência


Unidades beneficiarão 36 mil moradores da região


11/06/2010


A população da Zona Oeste passa a contar com mais dois serviços de saúde: as clínicas da família Lenice Maria Monteiro Coelho, em Santa Cruz, e Ilzo Motta de Mello, em Paciência, que levarão assistência de saúde a 36 mil cidadãos da região. A inauguração das unidades acontece neste domingo, dia 13 de junho. A Clínica da Família trabalha com a Estratégia de Saúde da Família e é a base do Programa Saúde Presente, da atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). Nas clínicas, a população recebe assistência personalizada, sendo sempre atendida pela mesma equipe de saúde, que conhece o histórico de cada paciente.



Os principais serviços oferecidos são consultas, visita domiciliar, atendimento de saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de laboratório, raios-x, ultrassonografia, tratamento e acompanhamento de diabetes e hipertensão e outras doenças. Para melhor atender à população, as clínicas funcionarão com horário ampliado: de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.



As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 5,2 milhões. As clínicas contam com consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com três leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de reunião, sala dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado.



O nome das unidades foi uma homenagem póstuma a profissionais de saúde que desempenharam suas atividades de forma exemplar em unidades de saúde da SMSDC na região de Santa Cruz e Paciência.



A SMSDC tem a meta de implantar 70 clínicas da família em toda a cidade até o final de 2012. Atualmente, a cidade já conta com clínicas da família em Realengo, Cantagalo/Pavão-Pavaozinho, Mangueira, Manguinhos, Rocinha, Santa Marta e Alemão.


Data: 13 de junho de 2010



Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho
Horário: 9 horas
Local: Praça Miguel Pereira dos Santos, s/n – Santa Cruz



Clínica da Família Ilzo Motta de Mello
Horário: 11 horas

Local: Avenida Cesário de Melo, nº 11.485 - Paciência

Extraído de  SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil » Notícia